Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, outubro 29, 2007

Cristina Kirchner vence eleição na Argentina




Cristina Kirchner será a nova presidente da Argentina a partir do dia 10 de dezembro. A candidata da Frente pela Vitória venceu as eleições realizadas ontem. O total de votos apurados chega a 88%. Cristina está com 44,14% do total, seguida por Elisa Carrió (Coalizão Cívica), com 23,26% e Roberto Lavagna (Uma Nação Avançada), com 17,17%.
Um candidato vence no primeiro turno quando obtém 45% dos votos ou então 40%, desde que tenha vantagem de dez pontos percentuais sobre o segundo colocado. Esta é a regra eleitoral desde 1994, quando os ex-presidentes Raul Alfonsín e Carlos Menem firmaram o Acordo de Olivos.
Principal candidata da oposição, Carrió relutou em reconhecer a derrota, que boa parte da imprensa argentina, baseada nas pesquisas de boca-de-urna, dava como certa desde as 19h (20h de Brasília), quando a votação foi encerrada. Mas, à 1h30 (2h30 de Brasília), Carrió veio a público afirmar que Cristina Kirchner é a vencedora.
Cristina será a segunda mulher a assumir o comando do país e a primeira a ser eleita, já que Maria Estela Martinez de Perón, a Isabelita, só governou de 1974 a 1976 devido à morte do marido Juan Domingo Perón, pois era vice-presidente. É também inédito o fato de uma mulher substituir o marido (no caso, Nestor Kirchner) na presidência de um país.
Às 21h58 (22h58 de Brasília), com apenas 10% da apuração concluída, Cristina foi anunciada como presidente por seus correligionários e subiu ao parlatório. Àquela altura, tinha pouco mais de 42% dos votos.
A presidente eleita começou seu discurso enfatizando a ampla vantagem sobre os demais candidatos.
"Ganhamos talvez com a maior diferença entre a primeira força e a segunda desde o advento da democracia", disse, referindo-se ao período desde 1983, quando terminou a última ditadura militar do país.
Cristina mandou também um recado à oposição. "A todos que talvez, não se sabe por quê, por distintas razões, podem desqualificar-nos nesse processo eleitoral, queremos estender a mão, porque é necessário reconstituir o tecido social dos argentinos".
Denúncias de irregularidadesDurante o domingo, diversos candidatos, inclusive Elisa Carrió e Roberto Lavagna, denunciaram a ocorrência de irregularidades. Teriam sido prejudicados pelo desaparecimento de cédulas eleitorais de suas coligações. Às vésperas da eleição, a oposição anunciou uma contagem paralela conjunta dos votos para se precaver contra possíveis fraudes.
Cristina enfatizou em seu discurso a necessidade de "aprofundar as mudanças" dos últimos quatro anos, período em que Nestor Kirchner governou o país. Esta foi a tônica da campanha, de que muito foi feito e ainda há muito a fazer. É um argumento repetido à exaustão pelos admiradores do casal.
"Se em 2003 alguém retratasse essa Argentina que temos hoje, certamente o chamariam de demagogo", disse Cristina, referindo-se ao ano em que Nestor assumiu o poder, com o país ainda abalado pela grave crise que teve seu ápice no final de 2001.
"O homem que hoje me acompanha, e foi o companheiro de toda a vida, assumiu a presidência em circunstâncias muito diferentes, econômicas, sociais e também políticas e institucionais, porque o fez com escasso nível de participação popular", afirmou.
Nestor foi eleito com menos de 23% em 2003.
Cristina dirigiu-se de maneira específica às mulheres disse ter uma "imensa responsabilidade" pelo gênero que representa e aos jovens.
Ao final do discurso, apareceu no fundo do palco a mensagem "Na democracia, sempre ganhamos todos". E uma chuva de papel picado azul e branco, cores da bandeira Argentina, caiu sobre o palco encerrando uma cerimônia festiva em que os presentes entoaram gritos de guerra, aplaudiram, cantaram, gritaram o nome de Nestor e emocionaram a nova presidente.
Agência Brasil
Fonte: Terra

Em destaque

"Análise Eleitoral em Jeremoabo: Os Potenciais Candidatos e as Incertezas do Processo"

No meu entender ao observar as eleições de Jeremoabo só há dois pré-candidatos que se destacam como potenciais concorrentes contra Matheus...

Mais visitadas