Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, outubro 29, 2007

Coisas da política: O terceiro mandato

Mauro Santayana
Poucos brasileiros, ao longo de nossos cinco séculos, tiveram tantos motivos para orgulhar-se de sua biografia quantos os tem o atual presidente da República. Não por ter nascido na pobreza, porque outros vitoriosos dali vieram, nem por lhe faltarem as letras universitárias, também ausentes em grandes homens. É todo um conjunto de circunstâncias, adversas umas, favoráveis outras, que o fizeram privilegiado. Ao deixar o Palácio da Alvorada, no primeiro dia de 2011, o torneiro mecânico Luiz Inácio da Silva poderá regressar a Santo André ou ao sertão pernambucano, bem como manter-se, como cidadão, em atividade política e, depois de quatro anos, autorizado pela Constituição em vigor, tentar o retorno.
São essas as regras do jogo, e elas teriam sido mais democráticas se seu antecessor não houvesse desrespeitado o mandamento republicano de 1891, repetido em todas as constituições que se seguiram, e compreendido como cláusula pétrea, que proibia a reeleição. Segundo alguns, sob ordens do Império - que ele recebeu com prazer - Fernando Henrique "cavou" a emenda da reeleição da forma que se conhece, a fim de ter o tempo necessário para as reformas exigidas pelo Consenso de Washington.
O presidente Luiz Inácio desmentiu e está sendo compelido a continuar desmentindo, que pretenda terceiro mandato, e isso se entende. Quando parlamentares do baixíssimo clero começaram a falar em reeleição, em 1997, o então presidente Fernando Henrique negou a intenção de aceitar a mudança, enquanto, nos bastidores, amealhava, mediante aliciadores nisso especializados, os votos necessários à alteração constitucional. Uma vez obtido o estupro da norma republicana, coube-lhe impedir, com os mesmos métodos, que o PMDB aprovasse a candidatura de Itamar Franco à Presidência.
Todas as constituições escritas carregam equívocos e acertos. Mas os que emendaram a Constituição de 1988 não a emendaram para melhorá-la, e sim para amputá-la de seus fundamentos virtuosos, a fim de abrir o país aos bucaneiros apátridas, submeter o Estado ao poder econômico e instituir, objetivamente, o mandato presidencial de oito anos. É, no entanto, curiosa a atitude dos antigos e principais defensores da emenda da reeleição, que, continuando no Congresso, vociferam hoje contra a hipótese de terceiro mandato para o atual presidente.
É salutar que haja, no Congresso e fora dele, a reação à idéia de terceiro mandato. Quem obtiver o terceiro tem a possibilidade de conseguir o quarto. Pouco importa se isso corresponde a interesse conjuntural do país ou não. O Estado não é clube de futebol, beneficiado pela máxima de que em time que está ganhando não se mexe. O maior pensador político do Renascimento já advertiu que, ao mudar-se a Constituição por uma boa causa, abre-se o precedente para que ela seja dilacerada por qualquer motivo. Daí o cuidado dos parlamentares norte-americanos em corrigir, em 1952, a omissão da Carta de 1787, e limitar a dois mandatos consecutivos o exercício da Presidência. Uma boa causa - a luta contra a depressão econômica e a condução da guerra - dera quatro mandatos a Roosevelt, mas o precedente era perigoso ao sistema democrático. Roosevelt morreu logo no início do último mandato, em abril de 1945.
O chefe de governo é bastante astuto para entender que há um tempo para querer e outro tempo para deixar de querer, se é possível parafrasear o Eclesiastes. Ele tem, em exemplos contemporâneos, a melancólica peregrinação dos que não souberam deixar de querer, em busca das luzes mortiças da ribalta. Gobarchev é um exemplo - mas há outros, muito mais próximos.
Fonte: JB Online

Em destaque

Em plena crise mundial, três Poderes criam tempestade política no Brasil

Publicado em 19 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Alpino (Yahoo Notícias) José Casado Veja ...

Mais visitadas