Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, julho 11, 2007

JEREMOABO EM CRISE

Francisco Assis Melo
No último final de semana a população de Jeremoabo ficou em polvorosa.
É que um cidadão ocupou os microfones da Rádio Vaza-Barris e promoveu o que adjetivo de terrorismo verbal, anunciando a iminente cassação do Prefeito Spencer pela Justiça.
Essa afirmação provocou um pandemônio na cidade, envolvida com comentários e fofocas de toda a ordem, todas desencontradas, criando um clima de instabilidade emocional nas pessoas como há décadas não se via naquela cidade. Ninguém sabia ao certo o que era ou não verdade. Uns afirmavam que o Prefeito já fora afastado, outros que não passava de boatos, outros ainda comemorando a derrocada do político.
O certo é que tanto o Prefeito de Jeremoabo como outros da região, foram denunciados em algumas ações pelo Ministério Público pela prática de atos lesivos ao erário público, caracterizados como improbidades administrativas, nas quais existem representações pelo imediato afastamento desses Prefeitos. Logo, caindo um, os demais terão o mesmo destino.
Contudo os Prefeitos gozam de Foro privilegiado e ações dessa natureza são julgadas pelo Tribunal de Justiça, de forma que acho muito estranho que tenha saído a notícia de que o Prefeito seria afastado pelo Juiz da Comarca. Mas, por não conhecer os fatos com profundidade e para não cometer a mesma leviandade do anunciante, que anunciou o ovo ainda no oveiro da galinha, prefiro não tecer maiores considerações.
O que me surpreende, nessa estória, é que o cidadão que anunciou o fato do afastamento de Spencer e é um dos seus acusadores, como advogado, é também de outros Prefeitos da região, como defensor, incluindo do nosso Sítio do Quinto, sobre os quais pesa o mesmo pedido de afastamento.
Seria cômico, bom para rir, se não envolvesse a sensibilidade das pessoas. É a velha estória: a mão que afaga é a mesma que apedreja. Expondo a figura de Spencer expôs também a de outros, indiretamente, que nada tem a ver com as mazelas da politicagem de Jeremoabo. E ainda nos conduz a uma indagação: o que é errado para o Prefeito de Jeremoabo pode ser considerado correto para os demais, considerando-se que os fatos e as práticas coincidem? Se me responderem que sim sou obrigado a reconhecer que desaprendi completamente os conceitos de moral e ética. Se responderem que não, fico aliviado, pois percebo que ainda existem pessoas cujos princípios morais me fazer continuar acreditando na raça humana.
O importante é que as pessoas tenham serenidade e não se deixem envolver por boatos que abalem seu emocional, que subtraiam sua capacidade de raciocínio, que as levem a praticar desatinos. Nada de lamentos e ou de festejos antecipados. A prudência continua sendo uma boa conselheira. O que tiver de ser será. E a vida continua.
E isto vale para toda a região!

Nenhum comentário:

Em destaque

Queda da popularidade traça limites para Lula, ao iniciar seu segundo ano

Publicado em 27 de março de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Baggi (Jornal de Brasília) Bruno Boghossi...

Mais visitadas