Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, junho 14, 2007

Tarifa de água tem mais um aumento na Bahia

Ronaldo Jacobina
Quando receber a conta de água deste mês, o consumidor terá uma surpresa. A tarifa, que foi reajustada no último mês de março em 4,50%, sofreu um novo acréscimo em junho, de 5,27%. O aumento acumulado neste primeiro semestre do ano é de 10%. Isso significa que o consumidor terá que arcar com mais um aumento no orçamento. Somadas as duas parcelas, o acréscimo na conta da água é bem maior do que a inflação.

De junho do ano passado a maio deste ano, a taxa de inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) foi de 3,57%. Ou seja, o aumento na tarifa de água foi quase três vezes a inflação anual. Se comparado ao aumento dado pelo governo ao salário mínimo em abril, que foi de 8,57%, o reajuste da água também foi maior. Pela estratégia montada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), o reajuste tarifário deveria passar despercebido pelo consumidor, já que o anúncio já havia sido feito na primeira parcela, no início do ano. Naquele período, o impacto não foi tão grande porque ficou diluído.

Segundo o presidente da Embasa, Abelardo Oliveira, a idéia de parcelar o aumento em duas vezes foi para não impactar tanto os consumidores. Mas a estratégia parece que não deu muito certo. A professora Cida Schmidt disse que tomou um grande susto quando recebeu sua conta este mês. “Meu consumo médio é de 21 metros cúbicos, e eu estava pagando cerca de R$ 34; este mês, quando o meu consumo foi de exatos 21 metros cúbicos, terei que pagar R$ 39,62”, reclama.
Fonte: A TARDE

Nenhum comentário:

Em destaque

Em plena crise mundial, três Poderes criam tempestade política no Brasil

Publicado em 19 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Alpino (Yahoo Notícias) José Casado Veja ...

Mais visitadas