Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, junho 16, 2007

PF acredita que presidente sabia

CAMPO GRANDE - Uma ligação telefônica do irmão mais velho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Genival Inácio da Silva, o “Vavá”, interceptada pela Operação Xeque-Mate no sábado passado, às 8h02, revela que ele conversou, pessoalmente, com o presidente sobre máquinas caça-níqueis, segundo conclusão da Polícia Federal (PF).
O telefonema gravado pela Inteligência da PF, que durou 9 minutos 58 segundos, faz parte do último lote que os federais entregaram à Justiça. Ao todo, são 17 diálogos captados pelo grampo, nove deles antes da deflagração da Xeque-Mate, dois no dia da operação e seis após as prisões e a busca na casa de “Vavá”. Entre as 17 ligações listadas pela PF, duas são do irmão de Lula.
Na segunda ligação, a conversa é com o prefeito de Caetés (PE), cidade natal de Lula, José Luiz de Lima Sampaio (PT), que se identifica como “Zé da Luz”, primo em terceiro grau de “Vavá” e Lula. O petista liga para a casa de “Vavá”, em São Bernardo do Campo, no Grande ABC (SP), dia 9, cinco dias depois que a operação foi desencadeada. O irmão do presidente é acusado de tráfico de influência e exploração do prestígio, crimes que teria cometido, de acordo com a PF, dentro de um poderoso esquema de corrupção e exploração de caça-níqueis.
No grampo, “Vavá” explica a “Zé da Luz”, que ligou para se solidarizar a ele, que Lula esteve em sua casa em 25 de março. “Sabe aquele negócio de máquinas, aquela conversa é o seguinte: o Lula veio aqui em casa, eu falei com o Lula, olha vou colocar o pessoal pra trabalhar. Eu vou fazer um relatório das máquinas, eu vou fazer certo? Aí publicaram que o Lula que pediu... porra. É brincadeira do c... né bicho”.
Na análise do grampo que enviou à Justiça Federal, a PF sustenta: “‘Vavá’ confirma que conversou com Lula sobre as máquinas (caça-níqueis) e teria dito na ocasião que ‘tem de colocar esse pessoal para trabalhar’. ‘Vavá’ afirma que ele, por iniciativa própria, iria fazer um ‘relatório’ sobre as máquinas (caça-níqueis) e que a imprensa publicou erroneamente que ‘o Lula que queria saber das máquinas’.
Fonte: Correio da Bahia

Nenhum comentário:

Em destaque

Está na hora de superar a intolerância e praticar uma política mais fraternal

Publicado em 18 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Genildo (Arquivo Google) Pablo Ortellado ...

Mais visitadas