Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, junho 10, 2007

Gravação de Vavá pode fortalecer abertura de uma CPI

Deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) disse que começou a colher assinaturas para a instalação da CPI logo que foi deflagrada a Operação Xeque-Mate
Rosa Costa
BRASÍLIA - A descoberta de gravações ligando Genival Inácio da Silva, o Vavá, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao esquema irregular de jogos de azar investigado pela Operação Xeque-Mate, pode acelerar a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar jogos ilegais no País. Autor do pedido de instalação dessa CPI, o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) disse hoje que a ligação de Vavá com donos de casas de caça-níquel, apontada por gravações feitas pela Polícia Federal, reforça a necessidade de levar a investigação adiante.
Sampaio disse que começou a colher assinaturas para a CPI logo que foi deflagrada a Operação Xeque-Mate. "Foi um trabalho silencioso, com base em fatos concretos", argumenta o deputado, que faz oposição ao governo federal. Além de apurar a participação de Vavá no esquema, a investigação - chamada de CPI dos jogos ilícitos - também vai apurar a proximidade de integrantes do Judiciário com as quadrilhas de jogos.
Familiares
Para Sampaio, a atuação de Vavá é o segundo caso em que parentes de Lula se valem do prestígio em proveito próprio. "O primeiro foi o Lulinha (Fábio Luiz da Silva, filho do presidente), favorecido por recursos de uma concessionária pública." A repetição do fato, acredita Sampaio, mostra que "Lula se cerca de pessoas, no relacionamento político e familiar, que só ajudam a desonrar sua biografia."
Segundo Sampaio, o pior de tudo é que o presidente "nunca sabe de nada". "Virou até motivo de chacota, ele é sempre o último a saber, embora se trate de pessoas que estão a seu lado", disse. Para o líder do DEM (ex-PFL) no Senado, José Agripino Maia (RN), a atuação de Vavá com os caça-níqueis tem explicação. "Houve a primeira denúncia, dando conta que ele fazia tráfico de influência. Como ninguém fez nada, a impunidade lhe deu desenvoltura para agir", avalia.
Críticas
Ele questiona por que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) ignorou a suposta ligação do parente do presidente com um esquema criminoso. Agripino acredita que, diante de tal omissão, cabe agora ao Congresso investigar o caso, para impedir que a impunidade venha a favorecer o irmão ou qualquer outro parente do presidente.
Da parte dos aliados do presidente, o líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), afirma que não resta na denúncia contra Vavá nenhum tipo de crítica à postura de Lula. E considera "inócua" e "fora de foco"a iniciativa de criar outra comissão para aprofundar as conclusões da Polícia Federal na Operação xeque-mate.
"O presidente foi muito claro ao frisar que tudo deveria ser investigado", ressalva. "O fato de parentes do presidente, de governadores, serem procurados por dezenas de pessoas não é bom que ocorra, mas infelizmente ocorre. Mas o presidente Lula e o governo não podem controlar o que Vavá e outros parentes falam", insiste.
Fonte: Estadao.com

Nenhum comentário:

Em destaque

E a juíza Gabriela Hardt virou suspeita neste outro McDia Feliz da Lava Jato…

Publicado em 15 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Gabriela Hardt é outra vítima das vinganças da Lava...

Mais visitadas