Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, junho 15, 2007

Após novas denúncias, Conselho de Ética vota relatório que absolve Renan

da Folha Online
O Conselho de Ética do Senado se reúne nesta sexta-feira para votar o relatório do senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA) que sugere o arquivamento da denúncia contra o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL).
Renan é acusado de quebra de decoro parlamentar por supostamente ter usado o lobista Cláudio Gontijo, da construtora Mendes Júnior, para pagar pensão e aluguel à jornalista Mônica Veloso, com quem o senador tem uma filha.
Ontem à tarde, senadores já davam como certo o arquivamento do processo. A oposição, porém, insistia na tese de ouvir a jornalista e o lobista para que o processo não fosse arquivado sumariamente.
O posicionamento da oposição foi reforçado à noite, depois de novas denúncias contra Renan divulgadas pelo "Jornal Nacional", da TV Globo. Os senadores oposicionistas esperam que a reportagem influencie os colegas a darem continuidade ao processo, sem o arquivamento do caso hoje.
A reportagem informa que foram encontradas supostas irregularidades nos documentos apresentados pelo presidente do Senado na defesa feita ao Conselho de Ética. Os documentos apresentados por Renan justificariam ao conselho que seus rendimentos seriam compatíveis com a pensão que pagou --em dinheiro vivo, segundo ele-- para Mônica Veloso.
Depoimentos colhidos pela reportagem do "Jornal Nacional" supostamente contradizem a defesa do senador. Renan afirmou ser dono de três fazendas e teria arrendado outras três. Ele diz ter 1.700 cabeças de gado que teriam lucrado R$ 1,9 milhão nos últimos quatro anos. Everaldo de Lima Silva, administrador das fazendas ouvido pela reportagem, disse que Renan teria cerca de 1.100 cabeças de gado.
Defesa
Em sua defesa, Renan afirmou, por meio de sua assessoria, que já tinha dado sua versão para o "Jornal Nacional". De acordo com o programa, o senador afirmou que tem como provar a legalidade da venda do gado com notas fiscais, guias de transporte animal e cópias de cheque.
O senador disse à reportagem que o dinheiro arrecadado com a venda do gado foi depositado em sua conta pessoal e que a negociação foi feita pelo veterinário Gualter Peixoto, que presta serviço para o senador em Alagoas.
Relatório
Cafeteira disse ontem à noite que não vai alterar seu relatório depois das novas denúncias. Segundo ele, seu relatório foi elaborado anteriormente às denúncias do jornal.
"Não tenho que mudar meu relatório sobre uma coisa anterior. Meu relatório é sobre uma coisa antiga. De qualquer maneira, [a denúncia] deixa um grau de dúvida", disse. Apesar de manter seu texto, Cafeteira defendeu a apuração dos fatos. "Acho que pelo menos a denúncia deve ser examinada", afirmou.

Nenhum comentário:

Em destaque

"Análise Política: Fragmentação, Oportunismo e Desesperança"

"Reconciliação desses grupos é algo impossível. Pra ilustrar a situação Jairo está em um partido que pra ele ser eleito sozinho teria q...

Mais visitadas