Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, maio 30, 2007

Mais de 3 mil brasileiros têm câncer de pênis

Doença é mais comum entre os nordestinos e o número de amputações chegou a 908 no ano passado


RIO DE JANEIRO - A SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) divulgou ontem um estudo estimando em mais de três mil o número de brasileiros com câncer de pênis e alertando para o fato de o registro no SUS de amputações por causa da doença ter atingido, em 2005, o maior patamar desde 2000, com 908 casos. O estudo, feito a partir de uma amostra de 281 casos catalogados pela entidade, estima que São Paulo é o estado com maior número de registros, o que já era esperado por se tratar da unidade da federação com maior população. A situação mais preocupante, no entanto, é a de Maranhão e Ceará, estados com maiores registros após São Paulo.
Mesmo no caso de São Paulo, o presidente da entidade, Sidney Glina, afirma que uma parcela expressiva dos casos registrados é de pessoas que vieram do interior do Nordeste. As causas da doença são desconhecidas. Sabe-se, no entanto, que há uma forte correlação entre câncer de pênis e excesso de pele no órgão genital masculino. Outro fator associado a uma maior probabilidade de desenvolver esse tipo de câncer é a falta de higiene.
O secretário geral da SBU, Luciano Favorito, diz que, por ser uma doença fortemente associada à falta de cuidados na higiene, o câncer de pênis é mais comum nas populações de baixa renda e escolaridade. Isso ajuda a explicar por que o Nordeste _ região com índices de pobreza maiores _ tem, proporcionalmente, mais casos.
Nos registros do SUS, o número de 908 amputações em 2005 é 9,4% superior às 830 de 2004. A SBU estima, no entanto, que esses dados estejam subestimados porque muitos hospitais não relatam todos os casos e porque há também casos de amputação em pacientes atendidos por planos particulares. “Os homens não têm costume de visitar um médico regularmente como as mulheres; então, às vezes, têm algumas lesões no pênis e não cuidam. Essas lesões podem ser pequenos tumores malignos que, se não tratados, podem crescer muito, destruindo o órgão genital e provocando metástase em outros”, diz o presidente da SBU.
O fato de a doença estar fortemente associada ao excesso de pele no pênis levou a SBU a planejar um mutirão na próxima sexta e sábado no estado do Maranhão. Além de um trabalho de conscientização, serão realizadas nessa atividade 200 cirurgias de fimose. Para conscientizar a população em relação à higiene do pênis, a SBU lançará também uma campanha nacional com a participação do ex-jogador de futebol Zico, que gravará um comercial com o slogan “jogue limpo com o seu amigo”. (Folhapress)

Nenhum comentário:

Em destaque

Prefeito de Igaci é condenado por injúria e difamação contra vereador e também deve responder à queixa crime

  22/04/2024 18:15 - Justiça Por  Com assessoria O prefeito do município de Igaci, José Petrúcio Oliveira, foi condenado pelos crimes de inj...

Mais visitadas