Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, abril 11, 2007

Brasil/Polícia brasiliense impede crime combinado pela internet

Quatro jovens de classe média tramavam matar rapaz que teria ‘ficado’ com a ex-namorada de um deles


BRASÍLIA - O divertimento macabro de quatro jovens universitários brasilienses, pegos combinando pela internet a morte de um adolescente de 17 anos, trocando fotos nas quais apareciam empunhando revólveres e cheirando cocaína, conseguiu chocar até mesmo os policiais civis que descobriram o caso.
Depois de uma denúncia anônima e de uma investigação de dez dias, a Polícia Civil indiciou ontem os quatro por formação de quadrilha e ameaça. E, se não podem ter certeza de que os quatro iam mesmo cumprir as ameaças, apenas as fotos – trocadas pelo MSN, um sistema de mensagens instantâneas pela internet – serviram para a polícia desencadear a ação.
A história toda começou quando um dos quatro jovens saiu com a ex-namorada do adolescente que foi ameaçado. Segundo o rapaz, logo depois que terminou o namoro, um dos garotos ficou com sua ex-namorada, o que provocou atritos entre eles. O adolescente chegou a marcar um encontro na cidade-satélite em que mora com o rival, que chegou com os outros três amigos e armado. Em uma entrevista ao jornal Correio Braziliense, o rapaz ameaçado disse que ficou assustado ao ver a arma e achou melhor conversar. E achou que, a partir daí, não teria mais problemas. Ele foi avisado pela polícia sobre as ameaças virtuais.
No entanto, os outros quatro – três maiores de idade que moram juntos e um adolescente – começaram a usar a internet para supostamente tramar a morte dele. A partir da denúncia, a Polícia Civil passou a monitorar a troca de mensagens entre os jovens. “A gente já esquematizou. Vamos mandar a galerinha aqui matar ele e jogar no Santo Antônio (uma represa no entorno do Distrito Federal). Para fazer o mal, tem que ter a manha, velho. Cabeça fria”, diz uma das mensagens trocadas pela internet e capturadas pela polícia.
O que assustou, no entanto, não foram as mensagens, mas as fotos trocadas também pela internet. Quando viu as imagens – um dos jovens apontando um revólver para a própria cabeça e outra dos quatro cheirando cocaína – a polícia decidiu intervir. “Um rapaz de 18 anos pode ser maior de idade no código penal, mas ainda é um inconseqüente. Eles podiam, sim, estar apenas contando vantagem, mas eu já vi assassinatos ocorrerem com menos que isso”, conta a delegada da 1ª Delegacia de Polícia do DF, Suzana Machado. “Quando vimos que eles tinham acesso fácil a armas, decidimos agir”.
Apreensão - Com um mandado de busca e apreensão, a polícia recolheu computadores, celulares e comprimidos de ecstasy na casa onde moravam três dos quatro jovens. Em um dos computadores, numa pasta chamada de “proibida”, a polícia encontrou mais fotos, dezenas delas com os jovens cheirando cocaína, empunhando armas e rindo. “O que mais me chocou foi a banalização do uso da droga e da arma, o ar de deboche, como uma brincadeira”, disse a delegada.
Levados para prestar depoimento, os quatro jovens disseram que as ameaças não eram reais, que estariam apenas “contando vantagem”. Também disseram que não tinham armas em casa e a que usavam era emprestada de Franklin José de Souza, 36 anos, vigilante de um cemitério de Brasília e, supostamente, amigo dos quatro. Souza não tinha porte de arma e é o único que está preso. O rapaz menor de idade, cursa o ensino médio e será investigado pela Delegacia da Criança e do Adolescente. Os três maiores, que são universitários, já foram indiciados e responderão pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção de menores e porte de armas. A pena pode chegar a dez anos de prisão. O grupo ainda estaria tramando pela internet um segundo crime cujos detalhes não foram revelados pela polícia. A repercussão do caso incomodou os pais dos jovens, que também moram em Brasília. Eles afirmaram à polícia não ter idéia do que os garotos andavam fazendo pela internet. A delegada disse que os pais dos jovens também prestaram depoimentos. Ela contou que, pela reação deles, não tinham a menor idéia da intenção dos filhos. “ Os pais ficaram chocados e você percebia que eles jamais imaginariam que os filhos fossem capazes de uma atitude como essa”, afirmou a delegada. (AE e AG)
Fonte: Correio da Bahia

Nenhum comentário:

Em destaque

Queda da popularidade traça limites para Lula, ao iniciar seu segundo ano

Publicado em 27 de março de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Baggi (Jornal de Brasília) Bruno Boghossi...

Mais visitadas