Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Informe da Bahia

Vexame da prefeita
Oprefeito de Senhor do Bonfim, Carlos Brasileiro (PT), não foi o maior derrotado na eleição para a presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB). A pecha cabe como uma coroa à prefeita de Várzea Nova, Maria Iris Gomes (PP), primeira vice-presidente na chapa do petista. Primeiro, a gestora se colocou como candidata para favorecer a campanha de Brasileiro e tentar dividir os votos do vencedor, o prefeito de Santo Estêvão, Orlando Santiago (PFL). Espalhou por toda a Bahia que tinha mais de 170 votos. Disseminou outdoors por Salvador. Investiu pesado em propaganda, sempre com mais maquiagem do que conteúdo programático. Mas passou o primeiro vexame ao não ter força política para, sequer, formar uma chapa, que obrigatoriamente deve conter a assinatura de 48 colegas. Raivosa, decidiu aderir à chapa petista, a quem prometeu levar os 170 eleitores que contabilizava como garantidos. Exigiu a primeira vice-presidência. Telefonou para as prefeituras, fez novas promessas, manteve toda a propaganda. Fez boca-de-urna com a certeza absoluta da vitória. Não esperava passar pelo segundo e maior vexame: a derrota. A cada voto contado a favor de Orlando Santiago, Iris Gomes, sentada logo na segunda fila do auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães, onde ocorreu a eleição, se doía por dentro. Manteve, no entanto, o orgulho, e nenhuma lágrima derramou. Iris deve guardar como consolo o fato de ter se tornado um pouco mais conhecida na cidade, por conta dos outdoors que espalhou.
Traição
O PMDB oficialmente havia fechado o apoio à candidatura do prefeito de Senhor do Bonfim, Carlos Brasileiro, à presidência da UPB. Ontem, no entanto, os gestores peemedebistas votaram no prefeito de Santo Estevão, Orlando Santiago (PFL), o vencedor. A orientação partiu da cúpula do partido no estado, que estrategicamente não quer ver o PT muito fortalecido.
Desolados
O prefeito de Alagoinhas, Joseildo Ramos (PT), estava desolado com a derrota na eleição para o comando da UPB. Outro desolado foi o deputado estadual Zé das Virgens (PT). Ao contrário, o deputado estadual Sandro Régis (PR) era uma festa só.
Convênios
Alguns prefeitos foram convidados ontem para assinar convênios na Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza. Ao chegarem lá, no entanto, segundo contam alguns, receberam a informação de que os convênios estariam em mãos do prefeito de Senhor do Bonfim, Carlos Brasileiro (PT), candidato derrotado à presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB).
Filiação
O deputado estadual Arthur Maia, ex-PSDB, se filiou ontem ao PMDB.
Coletivas
O governador Jaques Wagner (PT) realiza hoje, às 15h, na Governadoria, uma entrevista coletiva para falar sobre a participação do estado no Carnaval de Salvador. Antes, às 11h, o presidente da Empresa de Turismo da capital (Emtursa), Fernando Ferrero, fala também à imprensa sobre a realização da festa deste ano. A coletiva será realizada na sede do órgão, no Dique do Tororó.
Posse
Tomam posse hoje, na Câmara Municipal do Salvador, os vereadores Paulo Câmara (PSDB), Walnilton dos Santos (PSB), Pastor Dórea (PTN) e Virgílio Pacheco (PDT). Eles ocupam as vagas deixadas pelos quatro vereadores eleitos deputados estadual e federal.
Desempenho
O diretor geral da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Geraldo Reis, apresentou ontem para o secretário do Planejamento, Ronald Lobato, os números que comprovam o esforço do ex-governador Paulo Souto (PFL) para incrementar o desenvolvimento da economia do estado. Em 2006, as exportações da Bahia cresceram 13%, enquanto as importações tiveram um incremento de 35% em relação a 2005.
Educação
A gestão do PCdoB à frente da Secretaria de Educação e Cultura de Salvador desagrada a outros partidos da base de sustentação do prefeito João Henrique Carneiro (PDT). Fontes do Palácio Thomé de Souza informam que pedidos de demissão já chegaram ao prefeito, acompanhados de novas indicações políticas para a pasta.
Baixa
Voz destoante entre os governadores da bacia do Rio São Francisco, por conta da posição favorável ao projeto de transposição do Velho Chico, o governador baiano Jaques Wagner (PT) começa sua gestão com prestígio em baixa no Nordeste. Tanto que ele nem representa a região em reuniões com outros governadores. Os representantes são Cássio Cunha Lima (PMDB), da Paraíba, e Marcelo Dedá (PT), de Sergipe.
Inviabilidade
O deputado federal Jairo Carneiro (PFL) avalia que o governo do presidente Lula não tem segurança de que a transposição do Rio São Francisco vá gerar os resultados que o Planalto anuncia. O parlamentar pondera que pesquisas apontam para a inviabilidade do projeto e, mesmo assim, o governo federal não se dispõe a aprofundá-las. Carneiro se mantém no posicionamento contrário ao projeto adotado pelo senador Antônio Carlos Magalhães (PFL) e pelo ex-governador Paulo Souto (PFL).
Fonte: Correio da Bahia

Nenhum comentário:

Em destaque

"Transparência Judicial: A Importância da Comunicação Responsável em Casos de Interesse Público"

  A situação que descrevo reflete a importância da transparência e da responsabilidade na divulgação de informações, especialmente em casos...

Mais visitadas