Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, janeiro 05, 2007

Wagner e bancada discutirão mesa da AL

O governador Jaques Wagner terá uma reunião com a bancada que lhe dá apoio na Assembléia Legislativa, provavelmente na próxima terça-feira, para o que se espera ser a discussão final sobre a eleição para a mesa diretora da Casa. O quadro ganhou mais um complicador ontem, quando o deputado Luciano Simões (PMDB) anunciou sua postulação à presidência, enquanto outro candidato já declarado, Edson Pimenta (PCdoB), afirmou que, embora candidato independentemente da posição de Wagner, mantém-se leal à base do governo e a sua trajetória política. O esclarecimento de Pimenta, que tem o apoio explícito da bancada de seu partido, decorre de comentários de bastidores segundo os quais ele estaria “fazendo acordo com a direita” para chegar ao cargo. “Na eleição para a mesa da Assembléia”, explicou, que, “não há esse negócio de esquerda ou direita, e portanto não há a hipótese de que estou tendo uma postura de oposição. A Casa é política e todos os deputados são eleitores da mesa. As pessoas do PFL, PP e PL com quem conversei não fizeram esse tipo de colocação nem eu aceitaria se fizessem”.
O parlamentar confirmou que na área agrícola, sua principal base eleitoral, “há um descontentamento porque os espaços do governo foram ocupados sem uma discussão política” com seu segmento, mas que isso” de forma alguma altera os compromissos com o governador e com a mudanças que ele simboliza”. Sua candidatura, nesse caso, representa apenas “o ideal de independência do Poder Legislativo, que é também um objetivo de Wagner”.
Pimenta disse que a primeira reunião do então candidato a governador para discussão dos assuntos ligados à área rural foram feitos em abril de 2006 na sede da Fetag - Federação dos Trabalhadores na Agricultura, que ele presidiu - e que, após a eleição, Wagner manifestou em Vitória da Conquista o interesse de que a entidade seja uma parceira na implantação do programa Luz para Todos e nos projetos de agricultura familiar. “Estamos firmes nesse compromisso”, assegurou.
Procurado para comentar a posição de seu partido, ??o PMDB, no processo sucessório da mesa, o deputado Luciano Simões afirmou de saída que também é candidato a presidente da Assembléia e que recebeu “sinal verde” dos líderes dos oposicionistas PFL, PP e PL para buscar o consenso no objetivo de criar uma chapa única e evitar o confronto no plenário.
Ante a surpresa do repórter, pois seu nome não vem sendo citado nas matérias recentes sobre o assunto, Simões lembrou que em dezembro deu uma entrevista à Tribuna lançando sua candidatura. “Eu aguardei a decolagem de um nome do PT, que é a maior bancada da base do governo. Como isso não ocorreu e o PMDB tem a segunda maior bancada, entendi que era o momento de colocar meu nome novamente em circulação”, explicou.
Simões anunciou que no início da próxima semana procurará as lideranças do próprio PT, PSDB, PCdoB, PDT e demais partidos governistas para mostrar seu “potencial” e reunir apoios. Reafirmou que vai em busca do consenso para evitar o bate-chapa, pois nessa condição ele desistiria. “Não vou disputar a presidência no voto com ninguém. Se houver confronto, retiro meu nome e oto no candidato do governo”, adiantou. (Por Luis Augusto Gomes)



Primeira-dama participa de ato cultural na Rocinha


Um dia após assumir a presidência das Voluntárias Sociais - realizada em solenidade rápida de transmissão de cargo da ex-primeira-dama Isabel Souto, a primeira-dama Fátima Mendonça já colocou “a mão na massa” e visitou, ontem pela manhã, a comunidade da Rocinha - um quilombo urbano de 40 famílias no Pelourinho. Fátima foi convidada pelo novo secretário de Cultura, Márcio Meirelles e sua nova equipe para anunciar a nova proposta para a cultura no Estado que terá o compromisso público de conduzir a política cultural de forma participativa, aberta ao diálogo com todas as representações sociais, de forma ética e transparente. “A mudança foi pedida pelo povo. Queremos um novo olhar sobre a coisa pública, queremos a república”, disse Meirelles, anunciando que a cultura não pode ser vista somente como arte, como “belas artes”, mas sim como “fazer simbólico que transforma educação em educação sem adestramento e que reafirma a nossa identidade cultural, cuja construção é um dos eixos de ação da proposta do novo governo para o desenvolvimento humano e social na Bahia”. Segundo Meirelles, existe uma nova proposta do Centro Histórico de reformar o Pelourinho, daí o motivo da escolha da comunidade da Rocinha para apresentar a proposta de trabalho da Secretaria da Cultura. “O Pelourinho foi pensado como cenário, mas isso aqui não é um shopping center. É muito mais do que um equipamento cultural, é o coração do Centro Histórico de Salvador. Conforme o secretário de Cultura, a condução da “reforma” do Pelourinho vai ficar sob a responsabilidade da Secretaria da Cultura, em parceria com todas as outras secretarias, pois “o Pelourinho, assim como todo o Centro Histórico é um espaço cultural e urbanístico para além do turismo. É um patrimônio da humanidade e, portanto, é de todos nós, inclusive dos moradores, e sua preservação tem que respeitar quem vive no lugar”. De acordo com o secretário de Comunicação do Conselho Cultural dos Moradores da Comunidade Vila Esperança (o antigo nome da Rocinha), Ednaldo Sá, a comunidade da Rocinha nunca havia recebido visita de autoridades públicas. (Por Raiane Verissimo)



Candidatura de Marcelo Nilo enfrenta turbulência


O que parecia um vôo tranqüilo em céu de brigadeiro para a candidatura do tucano Marcelo Nilo à presidência da Assembléia começa a enfrentar turbulências e nuvens pesadas pela frente. Tido como um dos nomes mais simpáticos ao governador Jaques Wagner, Nilo tem experimentado, nos últimos dias, resistências inesperadas e quase que irremovíveis, até dentro do núcleo petista.
A deputada Fátima Nunes, do PT, por exemplo, foi enfática em considerar, em recente encontro do partido, que o nome de Marcelo Nilo não representa o consenso. Edson Pimenta, do PC do B, cada dia mais candidatíssimo, repete a todo instante que pode até desistir de sua candidatura, mas jamais para o tucano Nilo.
Pior ainda fez o senador César Borges, do PFL, desafeto declarado de Nilo, que disparou de Brasília uma mensagem mais do que clara para seus companheiros de bancada e todo o grupo: qualquer voto em Nilo é voto contra ele. Alvejado nas várias frentes, o tucano tratou ontem de minimizar as resistências, até porque aposta na palavra conciliadora de Wagner.
No outro extremo, o também tucano, Artur Maia, decidiu entrar na muda. Com tantos disparos cruzando os céus da Assembléia, concluiu que é mais prudente partir para uma ação de bastidores, onde espera arregimentar os votos que considera decisivos. Ele trabalha com um forte argumento para considerar sua caminhada com boas chances de êxito: tem uma das mais baixas taxas de rejeição entre os muitos nomes em jogo. Mas sabe bem que a eleição segue indefinida.



Valdenor diz que Câmara vai analisar logo o PDDU


Reeleito por unanimidade presidente da Câmara de Salvador, o vereador Valdenor Cardoso anunciou ontem que a Casa já está preparada para analisar e votar, nos próximos meses, o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), introduzindo, se for o caso, mudanças no projeto original que possam contribuir para o crescimento mais ordenado da cidade. Valdenor visitou ontem a Tribuna da Bahia, onde foi recebido pelo diretor Walter Pinheiro. Ele fez um balanço dos trabalhos da instituição nos dois últimos anos, considerando que os resultados foram bastante positivos e reconhecidos pela população. Sobre sua reeleição, ele disse tratar-se de uma vitória do conjunto dos vereadores em torno de um único objetivo: “A independência da Câmara”, que antes era vista pelo cidadão comum apenas como um apêndice do Executivo. “Cumprimos rigorosamente o que determina a Constituição. Como Poder independente, temos, no entanto, a visão da necessidade de um relacionamento harmônico com a prefeitura”, afirmou, para complementar que cabe à Câmara fiscalizar os atos do prefeito e propor leis que tragam benefícios ao município.
Valdenor destacou a implantação da TV Câmara. Ainda em canal fechado, o vereador disse que ela é um instrumento de transparência muito grande. “Além de conhecer os vereadores a população pode acompanhar os nossos trabalhos de perto”. É uma forma de obrigar o parlamentar a estar presente ativamente. (Por Karina Baracho)

Fonte: Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Em destaque

"Jeremoabo: O Desmoronamento Ético na Câmara de Vereadores"

  A situação que assisto neste vídeo na Câmara de Vereadores de Jeremoabo parece ser extremamente preocupante e lamentável. Quando uma insti...

Mais visitadas