Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, janeiro 30, 2007

Candidatura do PT à presidência da UPB pode ser anulada hoje

Chapa petista é suspeita até de ter falsificado assinaturas de prefeitos


A chapa encabeçada pelo prefeito de Senhor do Bonfim, Carlos Brasileiro (PT), na disputa pela presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB), pode ser impugnada hoje. Inscrita ontem, a chapa apresenta ilegalidades, de acordo com a comissão eleitoral da entidade, entre elas a inscrição de gestores que estão com a situação irregular com a UPB – que não pagam as taxas devidas, o que ocorre com Ibiassucê, por exemplo – e até suspeitas de falsificação de assinaturas.
Do ponto de vista jurídico, a tendência é que a chapa, composta por 48 prefeitos e encabeçada pelo petista, seja anulada, caso a comissão encontre muitas ilegalidades. Se isso ocorrer, a eleição para a presidência da UPB, que acontece amanhã, terá apenas um candidato: Orlando Santiago, representante do PFL e partidos aliados e prefeito de Santo Estevão. Ao contrário do que ocorreu com o adversário, nenhuma irregularidade foi detectada entre os 48 nomes apresentados pelo pefelista.
A prefeita de Várzea Nova, Maria Ires Gomes (PP), não teve força política para formar uma chapa, que obrigatoriamente deve possuir 48 nomes de gestores, inclusive com vice-presidentes regionais. Por conta disso, ela retirou a candidatura para compor a chapa de Carlos Brasileiro, como primeira vice-presidente.
Para o PFL e partidos aliados, a disputa com apenas dois nomes fortalece a candidatura de Orlando Santiago. Isso porque as prefeituras comandadas pelo PT e legendas ligadas ao novo governo do estado possuem um número inferior de prefeituras. Além disso, eles apostam na vontade dos prefeitos baianos de ter uma UPB independente e que possa lutar junto aos governos federal e estadual, ambos comandados pelo PT, pelas reivindicações municipalistas, a exemplo da divisão mais justa do bolo tributário com os municípios.
“Lutamos por uma UPB independente, que não baixe a cabeça para o governo federal ou estadual. Lutamos pelo municipalismo, em nome de todos os prefeitos. Nossa candidatura é para somar, e não para dividir. Não estamos a serviço de ninguém, apenas dos prefeitos. Queremos uma UPB mais forte”, disse o prefeito de Santo Estevão, que conta com o apoio de gestores da base do Executivo baiano, inclusive do PMDB, partido que ontem anunciou o apoio a Carlos Brasileiro.
Orlando Santiago afirmou que espera contar com os votos de prefeitos que haviam declarado o voto à prefeita de Várzea Nova. “Ela vendeu algo que sabia que não teria. Ela sabia que não seria candidata, e acabou, na realidade, atuando para favorecer o PT. Na minha candidatura, meus companheiros sabem que podem confiar”, declarou.
A chapa encabeçada por Orlando Santiago terá como candidato a primeiro vice-presidente da UPB o prefeito de Taperoá, Ito Meireles (PRP); o gestor de Gavião, Joaquim de Oliveira Cunha (PFL), como segundo vice-presidente; Eduardo de Oliveira Pontes (PFL), de Cândido Sales, como primeiro secretário; Deusdete Fagundes de Brito (PFL), de Igaporã, como primeiro tesoureiro; e Mário Paulo Fernandes Ribeiro PP), de Santanópolis, como segundo tesoureiro.
Carlos Brasileiro tem em sua chapa, além de Maria Ires Gomes, os gestores: Manoel Gabriel dos Santos (PP), de Barra do Mendes, como segundo vice-presidente; Carlos Antônio Azevedo de Queiroz (PFL), de Aramari, como primeiro secretário; Marco Antonio Lacerda Brito (PMDB), de Itororó, como segundo secretário; Antônio Carlos Fonseca Gomes (PMDB), de Tapiramutá, como primeiro tesoureiro; e Djalma Gusmão da Silva (PR), de Cordeiros, como segundo tesoureiro.
A eleição para a presidência da UPB acontece amanhã, das 9h às 17h, na Fundação Luís Eduardo Magalhães, no Centro Administrativo da Bahia. Serão 388 prefeitos aptos a votar. O resultado será proclamado no mesmo dia, assim como a posse do vencedor. A eleição será presidida pelo prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (PFL), atual titular do cargo.
Fonte: Correio da Bahia

Nenhum comentário:

Em destaque

"Demolição do Parque de Exposição: Um Atentado à Legalidade e ao Bem Público"

. O vídeo que estou reproduzindo aborda um assunto crucial para a comunidade de Jeremoabo: o direito municipal e a alienação de bens públi...

Mais visitadas