Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, janeiro 30, 2007

Adoçantes e bebidas light podem ser prejudiciais à saúde

O alerta é do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. É preciso atenção ao usar adoçantes. Substâncias como os edulcorantes e o ciclamato sódico, presentes em todos produtos dietéticos, podem comprometer a saúde do consumidor, provocando alterações genéticas e atrofia dos testículos.
As embalagens não trazem informações importantes, como por exemplo, o limite de consumo. Portanto, ao não informar o índice de Ingestão Diária Aceitável, os fabricantes de adoçantes e produtos diets e lights ferem o código de defesa do consumidor.
O ciclamato sódico, por exemplo, é contra-indicado também para hipertensos e portadores de problemas renais. No Brasil, ele é encontrado em vários refrigerantes, como Coca-Cola Light e Lemon, Sprite Zero, Dolly Guaraná Diet, Guaraná Diet e Soda Limonada Diet da Antarctica, entre outros.
Consultar um médicoPesquisas revelam que 35 por cento das famílias brasileiras consomem algum tipo de produto light ou diet, sendo os mais freqüentes adoçantes, refrigerantes e sucos. Quem tem o hábito de usar adoçantes deve consultar um médico quanto à utilização, principalmente as gestantes.
Também é importante calcular sua ingestão diária para cada edulcorante, conforme a fórmula apresentada, jamais ultrapassando a Ingestão Diária Aceitável recomendada para cada uma dessas substâncias.
Outra dica para o consumidor é diversificar o uso desses produtos como forma de evitar reações adversas decorrentes de possíveis acúmulos no organismo, além de dar preferência às marcas de alimentos e adoçantes que informam as quantidades de edulcorantes utilizadas. Fonte: Site Patrociniohoje

Nenhum comentário:

Em destaque

Em plena crise mundial, três Poderes criam tempestade política no Brasil

Publicado em 19 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Alpino (Yahoo Notícias) José Casado Veja ...

Mais visitadas