Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, dezembro 12, 2006

Raio Laser

Por: Tribuna da Bahia e equipe

Surpresa


Causou leve desconforto no Palácio de Ondina o fato de o governador eleito Jaques Wagner (PT) ter feito o anúncio do seu secretariado, inclusive para cargos que ainda precisam ser criados pela anunciada reforma administrativa, sem ter conversado previamente com o governador Paulo Souto (PFL), a quem caberá encaminhar a proposta para a apreciação dos deputados.


Dead line


A mesma fonte de Ondina garante, entretanto, que o assim chamado “mal-estar” não foi grande o suficiente para causar um empecilho irremovível para que o governador eleito, querendo empossar todos os secretários em 1º de Janeiro, alguns inclusive em pastas que dependem da reforma para serem efetivamente criadas, veja a proposta que muda a estrutura da máquina do governo apreciada este ano.


Prazo


Como um acordo entre oposição e situação colocou o próximo dia 18, uma segunda-feira, como limiar para a votação do Orçamento de 2007 pela Assembléia Legislativa, a data, em tese, é o prazo também para que chegue à Casa a proposta de reforma administrativa anunciada pelo novo governo.


Mau humor


Um parlamentar governista deixa escapar o humor da bancada com relação à virtual proposta de reforma administrativa a ser enviada pelo novo governo ao atual para encaminhamento à Assembléia: “Não deixaremos de votar, mas depende do teor”, assinala.


Bandeira


O presidente da juventude pefelista, João Roma Neto, diz que a liberdade e a cidadania para todos são as principais bandeiras defendidas pelos verdadeiros liberais no mundo todo. “Os jovens querem mais conteúdo, novas idéias e um maior investimento na capacitação e na formação política”, afirma.


BID I


O presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Luís Alberto Moreno, embaixador da Colômbia nos Estados Unidos, esteve este fim de semana em Salvador e fez questão de conhecer os principais programas sociais desenvolvidos pelo governo da Bahia e que já alcançam repercussão internacional, como o Programa Ribeira Azul, que está erradicando as palafitas dos Alagados.


BID II


Acompanhado do presidente da Conder, engenheiro Mário Gordilho, e do secretário de Desenvolvimento Urbano, Roberto Moussallem, o presidente do BID visitou o Museu Afro e o Centro Histórico, e conheceu detalhes do projeto de revitalização da orla. Ele jantou na Pousada do Carmo com o diretor do BID para o Brasil, Waldemar Gizzi, e ainda encontrou tempo para assistir e admirar o ensaio do afoxé Filhos de Gandhi.


Esclarecimento


Sobre a inclusão do seu nome no rol de secretariáveis do governo Wagner, conforme veiculado ontem, o advogado Carlos Sodré disse à TB que além de nunca ter sido procurado sobre o assunto, sequer com o senador eleito João Durval, com quem tem ligação antiga de amizade, entende que “ para quem tem siso ou juízo, cargo de confiança não se pede ou se inscreve para exercê-lo. Tem que resultar de escolha espontânea em virtude do indicado merecer ou não, ser capacitado ou não para ocupá-lo”.

CURTAS
* Até a volta - Se quiser falar com o governador Paulo Souto (PFL) sobre a reforma administrativa ou qualquer outro tema de interesse mútuo sobre o Estado, Jaques Wagner terá que esperar até a quinta-feira. É quando o governador retorna de uma viagem que faz à Itália, desde o sábado passado, onde assinou ontem o contrato do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), que, segundo o governo, vai beneficiar, a partir de 2007, 32 municípios baianos com baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH).

* Quase mártir - A campanha do TCM contra Valdenor Cardoso acabou sepultando de vez a oposição ao presidente da Câmara Municipal, que disputa a reeleição. “Não há na história do Legislativo um vereador que tenha apanhado tanto defendendo os colegas e a instituição”, diz um vereador que, admite, “pensou em concorrer com Valdenor”, mas desistiu antes de anunciar a candidatura.

* Espelho - Um dos ingredientes da pretendida reforma administrativa de interesse do novo governo que mais causa inquietação na base governista seria a criação da CGE - Controladoria Geral do Estado -, que funcionaria nos moldes da CGU de Waldir Pires, de triste memória para prefeitos pefelistas baianos.

* Certeiro - O governador eleito mirou no que viu e acertou no que não viu ao anunciar a criação de duas secretarias novas para os deputados Walmir Assunção, um petista, e Edmon Lucas (PTB), que não conseguiu a reeleição e conduz a transição no âmbito da Assembléia Legislativa.

* Valorização - O fato de dois parlamentares, oriundos da Assembléia baiana, terem sido contemplados com indicações para o novo governo é hoje o principal apelo para que a reforma administrativa seja votada consensualmente na Casa.

* Make up - Pressionado por sua ala jovem a dar uma repaginada, o PFL vai mudar o nome da Fundação Tancredo Neves para Liberdade e Cidadania. A instituição vai cuidar do aprofundamento das doutrinas e do pensamento do partido, através de cursos e publicações.

Nenhum comentário:

Em destaque

"Jeremoabo: O Doente Mais Desassistido é o Próprio Sistema de Saúde"

  A situação descrita em Jeremoabo é realmente preocupante e demonstra uma série de problemas sistêmicos que afetam não apenas a infraestr...

Mais visitadas