Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, outubro 08, 2006

Lula nega querer dividir ricos e pobres e diz preferir sociedade "de ricos"

Agência Brasil
O candidato à reeleição para a Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT/PCdoB/PRB), afirmou hoje que seu objetivo é fazer o Brasil se tornar uma sociedade sem pobres e não que haja uma divisão no país. “Eu não quero fazer a divisão entre ricos e pobres, até porque não fui eu quem dividiu a sociedade entre pobres e ricos. Eu, na verdade, o que quero é uma sociedade sem pobres”, disse.

“Se fosse possível construir uma sociedade sem pobres, uma sociedade só com rico, seria muito melhor”, afirmou Lula, durante visita a um comitê de sua campanha, na rodoviária de Brasília. Sob chuva, cerca de 800 a mil pessoas compareceram ao evento, segundo a assessoria da campanha.

No primeiro turno, Lula obteve mais de 11 milhões de votos de vantagem sobre seu adversário tucano, Geraldo Alckmin, nas regiões com a maior porcentagem de pessoas pobres do país, o Nordeste e o Norte. Em contrapartida, Lula foi derrotado na maioria dos estados do Centro-Sul, onde se concentra a maior parte do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Lula afirmou que é preciso governar o país “para toda a sociedade”. E disse que o Brasil, em sua história, construiu uma “dívida social”, com os índios, depois com os escravos e, finalmente, com os trabalhadores. “Lamentavelmente uma parte das pessoas que governaram o Brasil imaginavam governá-lo apenas para um terço da sociedade.”

Lula também conclamou os militantes de sua campanha a realizar um “debate” com toda a população brasileira sobre seu governo. “É preciso que a gente não descanse, é preciso que a gente ocupe cada metro quadrado do território nacional, que a gente possa debater com o povo brasileiro o que nós fizemos nesse governo, o que nós pretendemos fazer daqui para a frente”, disse.

Ontem à noite, cerca de 20 mil pessoas participaram, em Salvador, do comício organizado pela campanha de Lula. O evento ocorreu em um ponto da cidade muito conhecido pelos turistas e símbolo do carnaval baiano: o Farol da Barra.

No palanque repleto de políticos locais, Lula discursou durante 40 minutos. ``A eleição agora é uma eleição pra valer. Agora vai ter dois debates, cada partido vai ter 10 minutos na televisão, vai ter mais entrevistas e o povo vai poder entender quem é quem na história desse país´´, afirmou o candidato petista.

Ele afirmou que a disputa do segundo turno vai explicitar o preconceito no país contra os nordestinos. ``Vocês vão perceber o preconceito contra o nordestino. Porque eles pensam que o nordestino só presta pra ser servente de pedreiro. Eles ainda não descobriram que nordestino, além de pedreiro, quer ser engenheiro.”

Lula destacou dados de programas de seu governo que têm criado universidades, extensões universitárias e escolas técnicas públicas no Nordeste. Além da expansão do ensino, Lula falou sobre feitos de seu governo como o aumento do salário mínimo, o controle da inflação, o pagamento da dívida do país com o Fundo Monetário Internacional e programas em áreas como saúde, transferência de renda e energia elétrica.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, em setembro deste ano, havia 1,4 milhão de famílias recebendo o Bolsa Família na Bahia. É o estado brasileiro com o maior número de beneficiados pelo programa, que atende 11,1 milhões de famílias no país.

Em Salvador, o candidato à reeleição presidencial ainda comemorou a vitória em primeiro turno do candidato petista, Jaques Wagner. Lula disse que sempre defendeu a existência de segundo turno nas eleições porque vê nele a possibilidade de o candidato eleito obter uma votação mais expressiva e, com isso, partir para um mandato em condições de unir forças políticas e ter governabilidade.

Fonte: A TARDE

Nenhum comentário:

Em destaque

"Jeremoabo: Desafios e Esperanças - Rumo a uma Governança Responsável e Comprometida"

  Video Divulgação - WhatsApp A situação descrita é preocupante e reflete um problema comum em muitas comunida...

Mais visitadas