Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, outubro 11, 2006

Informe da Bahia

Por: Correio da Bahia

Governo x oposição


O deputado estadual Heraldo Rocha (PFL) disse ontem que a oposição ao governador eleito Jaques Wagner (PT), da qual fará parte, não vai precisar trazer militantes de partidos políticos, em ônibus particulares, para pressionar a nova situação nas negociações envolvendo reajustes salariais para beneficiar as diversas categorias do funcionalismo público. “O PT, que vai liderar a futura situação, vai ter de colocar em prática tudo o que defendeu como oposição ao governo do PFL e partidos aliados, inclusive na área dos aumentos salariais. Caso contrário, nem vamos precisar contratar ônibus para trazer pessoas para protestar na Assembléia, como eles faziam”, salientou.


Inacreditável


Quem viu não acreditou. Ontem, em discurso no plenário da Assembléia, o deputado Edson Pimenta (PCdoB) falou contra o reajuste dos vencimentos dos servidores do Judiciário. Há menos de 15 dias, ele defendia com veemência o aumento – por conta disso, quase foi agredido por funcionários daquele poder. Agora, já que vai compor a base de sustentação do futuro governo do estado, vestiu a camisa da responsabilidade orçamentária. Esse filme o PFL já viu no Congresso Nacional, com a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2002.


Aparelhamento


Aliás, nesse mesmo filme, o roteiro reserva, como se viu também no governo Lula, um capítulo para o aparelhamento do governo baiano. Os petistas são os mais ansiosos em garantir cargos no futuro governo Jaques Wagner. Na segunda colocação entre os mais ansiosos está, curiosamente, o PSDB, que queria ter candidato próprio ao governo da Bahia – não teve por intervenção nacional da legenda – e cuja maioria dos prefeitos apoiou a candidatura à reeleição do governador Paulo Souto (PFL).


Sondagem


Petistas ligados ao governador eleito, Jaques Wagner, começaram a se reunir nos últimos dias para levantar o número exato de cargos comissionados disponíveis em cada secretaria e órgão estadual. Anteontem, alguns até ensaiaram ligações para órgãos, sob a mera justificativa de estarem fazendo “sondagens”.


Diplomação


O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Bahia homologou ontem o resultado das eleições estaduais deste ano. Durante a sessão, a Corte aprovou o relatório do pleito, promulgou os eleitos e designou o dia da diplomação, que acontecerá no auditório do próprio TRE, dia 19 de dezembro, às 19h.


Prestação


Ainda é muito lenta a procura de candidatos e comitês financeiros pela prestação de contas referentes ao primeiro turno das eleições na Bahia. Até ontem à noite, apenas 13 candidatos haviam apresentado suas contas, sendo 12 postulantes à Assembléia Legislativa e Câmara Federal e um ao Senado. A Secretaria de Controle Interno do TRE iniciou o recebimento dos balanços financeiros no último dia 2 e dará continuidade ao processo até próximo dia 31. A não-apresentação das contas impede a diplomação dos candidatos eleitos, conforme determina o Artigo 29, da Lei nº 9.504/97 (Lei das Eleições).


Orçamento


O projeto que define o orçamento de Salvador para 2007 está parado na Câmara Municipal deste o último dia 29. Enquanto as sessões ordinárias permanecerem suspensas, a tramitação não é iniciada oficialmente. Para adiantar os trabalhos, a diretoria da Mesa da Câmara Municipal encaminhou uma cópia do texto a Comissão de Orçamento Finanças e Fiscalização. A previsão para 2007 é de um orçamento de R$2,3 bilhões, R$200 milhões a mais que a previsão para 2006.


Despachos


O governador Paulo Souto (PFL) despachou ontem com secretários de estado. Hoje, ele inaugura, a partir das 9h30, um dos trechos reformados da orla de Salvador, numa solenidade que ocorre no Clube Português, na Pituba.

Nenhum comentário:

Em destaque

Em plena crise mundial, três Poderes criam tempestade política no Brasil

Publicado em 19 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Alpino (Yahoo Notícias) José Casado Veja ...

Mais visitadas