Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, julho 21, 2006

Líbano: "Nossa capacidade de reconstruir é maior do que a deles de destruir"

Por: Editorial do jornal libanês Daily Star

Um emocionante e altivo texto que mostra que uma palavra, às vezes, pode valer mais do que mil bombas. O estado racista e criminoso de Israel pode ter o poder destruidor das armas e o patrocínio dos EUA, mas não tem um pingo da dignidade e da autoridade moral de suas vítimas.


"A Nossa Capacidade de Construir É Maior que a Deles de Destruir"

Editorial do jornal Daily Star do Líbano (www.dailystar.com.lb) - 20/07/2006

Tradução do Círculo Bolivariano de São Paulo - http://www.unidadepopular.org

Nada pode descrever o sentimento de ter trabalhado incansavelmente durante 15 anos reconstruindo um país das ruínas da guerra, apenas para vê-lo novamente devastado em questão de dias. Há pouco mais de uma semana, os libaneses estavam começando a colher os benefícios de todas as suas labutas, com a temporada turística de verão fazendo um crucial reaparecimento. Mas agora as pontes, prédios, fábricas e estradas que eles levaram uma década e meia trabalhando para reconstruir foram destruídos, assim como a esperança imediata de uma recuperação econômica. Até o aeroporto, que recebeu o nome do falecido ex-primeiro-ministro Rafik Hariri, que era uma força propulsora por trás de grande parte da reconstrução do Líbano, foi inutilizado em uma inclemente série de ataques aéreos.

Ainda assim, o ambiente de destruição horrenda não arruinou o espírito humanitário do país. A tenacidade desse espírito pode ser vista em cada ato de compaixão que os cidadãos libaneses estão demonstrando para com seus compatriotas, 500.000 dos quais ficaram desabrigados como conseqüência das agressões israelenses pelo país. Enquanto uma grande variedade de armas israelenses chove do céu, muitos libaneses em terra estão se armando com determinação, e canalizando todas as suas energias para proporcionar alívio e refúgio para seus concidadãos.

Partidos políticos, incluindo o Movimento Patriótico Livre e o Partido Progressista Socialista, transformaram seus escritórios em abrigos temporários e fornecendo comida, água e palavras de conforto para refugiados aterrorizados. Igrejas e escolas cristãs abriram suas portas para as multidões de refugiados majoritariamente xiitas, comprovando que compaixão e misericórdia não conhecem fronteiras religiosas ou sectárias. Artistas, incluindo o Coletivo Artístico SHAMS (Sol) e a Casa Zicco de Sanayeh, estão agora usando seus talentos para preparar comida e distribuir suprimentos como água e remédios para aqueles que ficaram sem suas casas em conseqüência da ofensiva israelense.

Esses simples atos de bondade e generosidade nesses tempos de crise são um testemunho do espírito do povo libanês. Sua resposta a essa tragédia tem sido angariar todos os seus recursos a fim de proporcionar assistência aos necessitados. Eles estão demonstrando que sua capacidade de compaixão é abundante, mesmo agora, em meio a uma destruição em massa.

Esses gestos também provam mais uma vez que a vontade dos libaneses de sobreviver e reconstruir é muito maior do que a de outros de matar e destruir. Eles sabem que Israel desencadeou uma missão mortífera para fazer com que seu país ?volte atrás 20 anos? - uma agressão que custou as vidas de aproximadamente 300 civis em apenas oito dias. Mas apesar disso, os libaneses se apegam à crença de que não importa o quão duramente seu país seja esmagado, ele mais uma vez irá se reerguer das cinzas, mais determinado do que nunca a prosperar.

Este artigo encontra-se no site do Círculo Bolivariano de São Paulo - http://www.unidadepopular.org. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

URL:: http://www.unidadepopular.org


© Copyleft http://www.midiaindependente.org:
É livre a reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.

Nenhum comentário:

Em destaque

E a juíza Gabriela Hardt virou suspeita neste outro McDia Feliz da Lava Jato…

Publicado em 15 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Gabriela Hardt é outra vítima das vinganças da Lava...

Mais visitadas