Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, maio 31, 2006

Pão francês passa a ser vendido por peso

Por: Jornal de Jundiaí - SP


As padarias deverão deixar de vender pão francês por unidade e serão obrigadas a comercializar o produto por peso, em todo o País. A mudança foi determinada após uma consulta pública na qual 70,34% dos consumidores decidiram que o peso é a melhor forma de adquirir o pãozinho salgado de 50 gramas. Outros 29,06% ainda preferem comprar por unidade e 0,59% se disseram satisfeitos por ambos os tipos de comercialização.
"Nós já esperávamos por essa decisão do público", frisou Adriano Santos Pereira, presidente da Associação dos Panificadores de Jundiaí (Apan). "A venda por peso é mais justa. O cliente paga exatamente pelo que está levando."
Para cumprir a Portaria, as padarias terão que instalar uma balança específica mas, apesar do investimento, os panificadores não esperam por aumento nos preços. Em Jundiaí, apenas 10% dos estabelecimentos já comercializam o pão por peso, enquanto os demais continuam a vender o produto por unidade.
Segundo Pereira, essas padarias têm dificuldades em cortar os pãezinhos com a mesma massa. "Geralmente, os estabelecimentos fabricam pães que variam entre 50 e 54 gramas cada unidade. Por causa disso, a venda por quilo será mais simples também no âmbito comercial." Inmetro - A pesquisa pública foi realizada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). Mais de mil sugestões de clientes e de panificadores foram colhidas durante 60 dias de consulta.
De acordo com a Diretoria de Metrologia Legal do instituto, área responsável pela regulamentação da Portaria 63, 714 pessoas indicaram a preferência pelo uso da balança na compra do pão francês.
A próxima tarefa do Inmetro será elaborar um texto para a Portaria nos próximos 20 dias - a obrigatoriedade entrará em vigor a partir da data de publicação no Diário Oficial da União. O regulamento também fixará um prazo para a adequação dos panificadores, pois alguns estabelecimentos não dispõem de balanças suficientes para a demanda.

Nenhum comentário:

Em destaque

Pré-candidata, prefeita baiana terá de remover postagens de autopromoção

  Pré-candidata, prefeita baiana terá de remover postagens de autopromoção Quarta-Feira, 24/04/2024 - 08h30 Por Francis Juliano Foto: Divulg...

Mais visitadas