Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, maio 27, 2006

Faltando 4 meses para a eleição

Por: Helio Fernandes (Tribuna da Imprensa)

Lula invencível e inatingível, Alckmin insiste, desiste ou resiste?
Qualquer analista poderia dizer: as pesquisas mostrando a fragilidade da candidatura Geraldo Alckmin fizeram explodir publicamente o acordo PSDB/PFL. Mas na verdade a observação é exatamente no sentido contrário. A falta de convicção e de unidade do PSDB/PFL serviu para revelar à opinião pública a razão do ex-governador de São Paulo não ter progredido na campanha. Nem mesmo em São Paulo, onde está há 12 anos no Poder.
Esse festival de agressões entre "líderes" do PSDB e do PFL envolveu todos eles, dividindo e atingindo ainda mais a coalizão, que não tinha outra saída a não ser apoiar Alckmin. Por ser candidato do PSDB, pelo fato do PFL ser sempre coadjuvante e por total impossibilidade de votar em outro nome.
O ex-governador Geraldo Alckmin só pode ser substituído por alguém do PSDB, já que o PFL se conforma e se conforta com a vice, não ousa nada mais além do que isso. Mas no próprio PSDB não existe ninguém para ocupar o lugar de Alckmin. Quando era governador da Bahia, Otavio Mangabeira teve que responder à pergunta de um jovem de 17 anos, filho de um amigo, talvez o maior jurista daquela época: "Governador, eu queria entrar para a política, estou fazendo vestibular para Direito".
Resposta da grande figura que foi Otavio Mangabeira, ainda por cima irmão do João: "Meu filho, você já cometeu dois erros. Devia entrar para o Exército ou ter nascido em São Paulo". Alckmin não entrou para o Exército, mas nasceu em São Paulo, sabedoria congênita ou imposição do destino.
No início, quando o PSDB se contorcia internamente nas dores que agora são mostradas externamente ao cidadão-contribuinte-eleitor, se dizia muito que Serra deixaria a prefeitura para ser candidato a governador ou a presidente no lugar de Alckmin. Posso confirmar o fato, pois fui eu que revelei a tendência do PSDB, muito antes do 31 de Março.
A tendência persistiu e agora mobiliza a cúpula do PSDB, mas houve transformação radical e por parte do próprio Serra. Franco favorito a governador de São Paulo, e com Lula também franco favorito para presidente, Serra prefere apostar na longevidade: governador agora e presidenciável em 2010.
Além de tudo, Serra se finge de desprendido, e todos que giram em volta dele garantem: "O ex-ministro, ex-senador e ex-prefeito não quer dividir a oposição". Ha! Ha! Ha! Candidato em 2002, Serra garantia que, com 60 anos, aquela era a sua vez. Agora já considera que sua vez é em 2010, com 68 anos.
Esse é o quadro da chamada oposição. Na propalada situação ou "base governista", também não existe uma possibilidade em 1 milhão de haver alteração. Lula é o candidato inarredável do PT-PT. E cada vez fica mais inarredável, na medida em que as pesquisas mostram que o PT-PT foi destroçado, mas ele não.
No PMDB, a cada dia surge uma tolice nova, uma "fórmula" engendrada para entreter a mídia, até que chegue o último dia para registro de candidatura. Agora surgiu essa chapa Pedro Simon-Anthony Mateus. Como tenho dito e repetido, Anthony Mateus é inelegível para qualquer cargo que não seja o de presidente, como indicá-lo para vice? Não podem nem se dar ao trabalho de ler a Constituição? Se lessem, descobririam outra verdade: Mateus não pode ser candidato a deputado federal, também é inelegível.
Portanto, a luta será travada apenas pela vice de Lula. E o presidente precisa conseguir alguém que faça uma análise correta e profunda do seu segundo governo. O PSDB e o PFL insistirão no impeachment do presidente. O que não conseguiram no primeiro mandato, por medo, hesitação, falta de convicção e de tempo, poderão obter em 2007. Terão então 4 anos e a certeza de que Lula será tão inoperante quanto foi de 2003 ao final deste 2006. Exatamente como FHC.
PS - Embora conhecendo por todos os ângulos a história política brasileira e os inesperados que acontecem, também acredito que Lula será reeeleito. Não garanto no primeiro turno, mas quem ganhará dele?
PS 2 - Isso não impede que eu repita as conclusões da análise isenta e sinceríssima que tenho feito: LULA GANHA MAS NÃO GOVERNA. Deixo para as pitonisas e adivinhos dizerem o que acontecerá.
Heraclito Fortes
O senador não "passa recibo", mas não esconde: está arrependidíssimo de ter feito o encontro de Daniel Dantas e o ministro da Justiça.
O jornal da Espanha "El Pais" é tido e havido como um dos mais importantes do mundo. Em matéria de repercussão, maior do que os 2 dos EUA, badaladíssimos. E a empresa que edita o jornal é riquíssima e com empreendimentos importantes (e com grandes lucros e ligações) aqui mesmo no Brasil. Pois esse "El Pais" de grande tiragem e lidíssimo deu ontem notícia extraordinária. Não consegui confirmar, transcrevo.
O "El Pais" diz com todas as letras que o hoje famoso Marcola, líder do PCC, 10 dias antes da explosão que assombrou São Paulo e aterrorizou o País, mandou uma carta circular para fora do presídio.
Nessa carta, Marcola pedia que votassem em Lula. A correspondência atingiria a multidão de familiares dos presos. O "El Pais" afirma que o governo de São Paulo "sonegou" a correspondência.
Mas o jornal não explica o sentido da palavra "sonegou". Não deixou chegar aos destinatários? Comunicou ao Planalto? Determinou investigação para saber como a correspondência atravessou os muros da penitenciária?
A presidente da Daspu, empreendimento de maior sucesso e repercussão no Brasil de hoje, é formada em Sociologia. Fez o curso completo na USP. (Universidade de São Paulo, de grandes alunos e mestres).
A Editora Jorge Zahar está lançando o livro de Moisés Naim, com o título simplíssimo de "Ilícito". E o título foi muito bem escolhido, pois trata da lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, pirataria financeira. Logicamente, tudo internacional.
Lula falando em macroeconomia é de morrer de rir. O presidente não percebeu que seu discurso é igualzinho ao do senhor Henrique Meireles? Só que o presidente do Banco Central fala o que mandam falar. Lula, com outra origem e com 52 milhões de votos, tem que repudiar a macroeconomia.
E os 19 BILHÕES de reais que o governo diz que economizou? Aí o equívoco é do Lula, a cumplicidade dos órgãos de comunicação. Esse "economizou" tem que ser entre aspas. Deixou de investir para pagar juros. A cada mês tem que "economizar" o mesmo, ou o FMI reclama.
Conforme revelei antes de 31 de março, o presidente do PSDB não queria a reeeleição do correligionário Lucio Alcantara. Insistiu para que deixasse o cargo e voltasse ao Senado. Lucio não aceitou.
O corrupTASSO continuou trabalhando por outro candidato, não do PSDB. Agora, em massa, o PSDB do Ceará lançou Lucio para a reeeleição. Vai ganhar.
Recado ao jornalista Marcone Formiga: quem foi que te disse que o Aldo Rebelo pode entrar na Academia? Estão procurando personalidades de destaque, ele não se enquadra. E acabaram de eleger Marco Maciel, que também não sabe escrever. Tem que pagar um "ghost-writer".
Ninguém tem medo de Daniel Dantas. Nem no governo nem na oposição. O governo já foi tão ameaçado ou intimidado, que podem ouvir Dantas à vontade.
Para a oposição, Daniel Dantas já foi tão ordenhado ou apalpado, que não produz coisa alguma. E fazer uma CPI com 120 dias de prazo, quando faltam 120 dias para a eleição, significa o quê? Disparate? Ou provocação?
Todos já publicaram e republicaram: Aecio Neves, FHC, Tasso Jereissati (também conhecido como corrupTASSO) se divertiam em Nova Iorque. Da crise só sabiam pela televisão ou pela internet. Mas não tinham tempo de ver.
Pode ter sido o último encontro dos 3 como correligionários. Vai depender do resultado de outubro. É lógico que nem como hipótese podem falar na vitória de Alckmin. Se acontecesse, Aecio iria para o PMDB.
O senador Heraclito Fortes já não suporta mais tanta pergunta sobre o famoso encontro do ministro da Justiça com Daniel Dantas.
Um íntimo amigo do senador do Piauí afirmou: "Nem ele sabe o que aconteceu". Ha! Ha! Ha! Era caso de perguntar o que iria dizer em casa. Mas ele estava em casa.
A força do xerife Delfim Netto é impressionante. Na quarta-feira o dólar subiu 4,60%. O grupo empresarial que quer o dólar mais baixo (o que é excelente para o Brasil) mobilizou imediatamente o ex-ministro.
Na quinta, anteontem, já caiu 4,5%, recuperou a queda da véspera. E ontem, sexta-feira, caiu mais 2,16%. Estava em 2,40, está em 2,24.
A manipulação da Bovespa continuou, é assim o ano todo. Subiu, desceu, mas no fechamento a alta era quase de 3 por cento. Mas oscilou, na medida exata dos lucros presumidos ou pretendidos. Que maravilha.
Na Suíça já estão mais de 100 jornalistas, se é que podem ser chamados assim os que trabalham em rádio e televisão. (Tirando alguns que são jornalistas mesmo, esses na verdade são radialistas ou televisistas).
Mas o número não ficará por aí. O Brasil estréia dia 13, embora a Copa do Mundo (paixão mesmo de quase 200 países) comece no dia 9. Aí então a cobertura brasileira, na Alemanha (já estarão fora de Weggis), terá ultrapassado 200 pessoas.
A Organização Globo, como faz sempre, tem 3 delegações: rádio, jornal, televisão. João Saldanha foi o único a trabalhar nos 3 setores, simultaneamente, da Organização. Em 1974, também na Alemanha, escrevia no jornal, comentava na rádio e na televisão. Mas não conseguia se servir para remessa de material. Tentava mandar o artigo pela rádio, não aceitavam.
Curiosidade: desses mais ou menos 200 jornalistas, vá lá, 80 por cento fazem restrições ao Parreira e desconfiam da seleção e do favoritismo.
Mas por excesso de intimidade com Parreira, se excedem nos elogios a ele. E por outro excesso-exagero de "patriotada", temem pelo futuro da seleção, mas não dizem coisa alguma. Para que 200 jornalistas?
XXX
Alfredo Bumachar, depois de intensas batalhas na Justiça, foi descansar em Buenos Aires, apenas um fim de semana. Mas mesmo assim o telefone não pára de tocar.
XXX O presidente da Alerj, Jorge Picciani, não é candidato a senador de jeito algum. Está fazendo figuração para ver se O Globo esquece dele e do dossiê tremendo que tem sobre (e contra, lógico) ele.
Esperança de Picciani: a Copa do Mundo está aí, muitos nem querem saber de candidatos. Acontece que a Copa termina em 9 de julho, até à eleição serão mais 82 dias.
Na verdade, Picciani quer uma vaga no TCE (Tribunal de Contas do Estado), que ainda não existe. E quando existir, ele não será mais presidente da Alerj e muito menos deputado. Senador? Ha! Ha! Ha!
XXX Metade dos clubes que disputam (?) o Brasileirão torce para a interrupção por causa da Copa do Mundo. Vejam: entre os 4 que serão rebaixados, 3 são tidos como "grandes".
XXX Manchete da Folha: "Serra perde votos, mas vence no 1º turno". Não é muito convincente, faltam mais de 4 meses.
Não esquecer que no dia da eleição para prefeito eu revelava a vitória de Serra por 500 mil votos de vantagem. A Folha dava grande: Serra 40, Marta 40.

Nenhum comentário:

Em destaque

A Farsa da Harmonia: Demissões Revelam Acordo Secreto entre Vereador e Prefeito

Será que o Prefeito Deri do Paloma  tomou a caneta de Edvaldo Nogueira para usar em Jeremoabo? Ver essa foto no Instagram ...

Mais visitadas